Coaching para jovens: foco na carreira

Falar em alcançar metas e traçar objetivos soa tranquilo para um adulto, mas quando o público é jovem a necessidade de ter objetivos claros e metas definidas pode gerar mais estresse do que trazer resoluções.

Segundo especialistas, a ausência de foco é uma das características da geração Z – os nascidos em meados da década de 1990. Isso porque cresceram em uma cultura que exige a realização de multitarefas, do fazer tudo ao mesmo tempo e de imediato. Mudanças que podem afetar a escolha e a construção de uma carreira sólida.

Career-Building-tipsNesse momento, surge a necessidade de uma orientação mais direcionada. O processo de Coaching, nesse caso, busca em parceria com o Coachee – o estudante, compreender as “crenças e mitos” sobre determinados pontos que envolvam a escolha da profissão e transformá-las em objetivos e metas reais.

O Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), por exemplo, publicou recentemente um estudo realizado pela Stanford University School Of Education, dos Estados Unidos. A pesquisa revelou que estudantes que recebem apoio do processo de coaching são mais propensos a permanecer no ensino superior até a conclusão de seus cursos e a fazer pós-graduação.

Quem vai prestar Vestibular, por exemplo, pode contar com a orientação de um coach para auxiliá-lo na escolha mais assertiva de qual profissão seguir. O período sugerido para que o jovem busque o coach é a segunda metade do ensino médio, uma vez que ele já tem maturidade de encarar a vida adulta.

Já para quem já é universitário ou vai encarar o primeiro emprego e deseja planejar melhor a carreira, a dica é procurar um coach logo no primeiro semestre da faculdade. E são os estudantes que devem buscar o melhor profissional que vai incentivá-lo a iniciar os trabalhos.

O trabalho de um bom coach – profissional que faz o treinamento – deve ser marcado pela total confiança conquistada com o seu coachee. Os temas e assuntos tratados no processo de coaching são confidenciais e não devem ser compartilhados, divididos ou discutidos com terceiros.

Os comentários estão fechados.