Todo mundo precisa de um coach!

Todo mundo precisa de um coach. Lembrando que a tradução de Coach é “treinador”. Aqui no Brasil é a elevação do grau de consultor ou assessor particular para uma pessoa que está sempre ao seu lado até que você atinja seu objetivo.

É a figura do conselheiro do Rei.

No século XIV na época medieval, todo Rei tinha uma pessoa que lhe ajudava com conselhos sábios a solucionar problemas ou a alcançar objetivos. Isso era maravilhoso porque para questões que o Rei não tinha conhecimento suficiente ou tempo para pensar, tinha sempre pronto alguém para isso. Ficava, inclusive, muito fácil ser Rei.

O mais conhecido de todos os conselheiros foi o filósofo e pensador Nicole Maquiavel. Sua obra “O príncipe” é um dos livros mais vendidos até hoje. É livro de cabeceira dos políticos e líderes corporativos que almejam o poder. A obra não só conduz líderes ao poder como os auxilia a manter-se lá por longos períodos, o que é muito mais difícil. Esse livro figura entre os mais vendidos do mundo desde sua primeira edição no século XVI até hoje. A grande questão para os conselheiros dos reis era para quando o conselho era acertado, os Reis recebiam as glorias, mas quando davam errado, os conselheiros eram responsabilizados – levavam a culpa. Alguns pagavam com suas próprias cabeças independente de quantas dezenas ou centenas de conselhos acertados haviam dado, pois bastava um errado e logo vinha a punição.

Assim, reza a lenda, os conselheiros passaram a responder com centúrias.

Hoje, o bom coach não entrega a respostas de um problema. Usa seu conhecimento e técnicas para remeter o coachee (cliente) a uma reflexão, onde o próprio encontra respostas para seus conflitos e interesses.
No mundo corporativo, a figura do coach tem ficado cada vez mais presente, e de fato, sua necessidade se confirma pelo enorme volume de decisões e pressões por resultados em tempos e velocidades de respostas cada vez mais incríveis. Com a figura de um coach, a assertividade aumenta e os riscos beiram a níveis satisfatórios e os objetivos e metas geralmente são alcançados sem stress, e o melhor, sem comprometer a qualidade de vida pessoal. Mantém em equilíbrio a vida pessoal e profissional já que o coach é um ser holístico e de fora consegue enxergar toda a situação.

Enfim, “Todo mundo precisa de um coach”!

Os comentários estão fechados.